quinta-feira, 24 de março de 2011

Paradigma Politico... a raiz dos problemas...



Cada vez mais tento abstrair-me do problema mais frequentemente debatido em Portugal, que se centra na possibilidade de pedir ou nao ajuda externa ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) e Fundo Monetario Internacional (FMI).
E penso isto, porque todo este debate serve de pano de fundo para as lutas e despiques entre os diversos partidos politicos, que de um modo calculista procuram diversos meios para subir nas sondagens e chegar ao poder pelo qual vivem obsecados.

O problema centraliza-se essencialmente no paradigma politico, em que os partidos (por uma questao de coerencia politica anunciada pelos mesmos) tomam sempre medidas com base nos principios do mesmo, sem que sejam tomadas em conta as reais necessidades estruturais e o interesse nacional. Eu gostaria de ver o meu pais a adoptar um paradigma politico completamente diferente, em que um partido independente pudesse tomar medidas em prol das necessidades e interesse do Pais, sem ter necessidades de seguir padroes e linhas de orientacao partidarias.
Ai sim, teriamos um Portugal com uma infraestructura adequada para responder aos desafios que se apresentam e entrar em concorrencia directa com os paises mais desenvolvidos.

Eu admito que desde mais jovem que me identifico mais com um dos partidos da actual conjuntura politica, mas tal nao significa que concorde com essa mesma conjuntura, pois nao me revejo em todas as suas linhas ideologicas.

E num periodo em que a instabilidade compromete o futuro do pais e das geracoes, custa-me perceber porque 'e que nunca se atacam as questoes de fundo, directamente relacionadas com a organizacao politica e se procura sempre a solucao mais popular de "remendar buracos".

Sem comentários:

Places where I've been...